EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


A comunicação entre os grupos possui variáveis. Minicucci (2007) afirma que quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade, mais a comunicação terá possibilidade de ser autêntica. O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar como os outros o veem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.   Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta da comparação entre as colunas.   Eu fechado. ( ) Relaciona-se a área ligada às motivações inconscientes, em que nem o indivíduo e as pessoas que convivem com ele têm conhecimento. Todavia, se essa área for explorada, pode-se encontrar potencialidades evidentes e competências especiais no indivíduo. 2. Eu aberto. (  ) Refere-se a área de livre negociação, onde o indivíduo transmite para si e para os demais seu comportamento. Dessa forma, as informações são conhecidas pela própria pessoa e por todas as pessoas que conhecem e convivem com a mesma. 3. Eu cego. ( ) Trata da área em que o indivíduo ignora algumas informações, mas as pessoas que o conhecem e convivem com ele identificam seu comportamento como agir, falar e se relacionar. O indivíduo que possui grande área nesse quadrante é denominado de Matraca. 4. Eu desconhecido ( ) Refere-se a área em que o indivíduo armazena informações que são conhecidas somente por si e desconhecidas pelos outros.  Corresponde a uma área restrita de negociação onde o indivíduo guarda para si sentimentos, opiniões e percepções a respeitos das coisas e de outras pessoas. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta da comparação entre as colunas:         

Eu fechado, eu aberto, eu desconhecido, eu cego.
Eu desconhecido, eu aberto, eu cego, eu fechado.
Eu cego, eu aberto, eu fechado, eu desconhecido. 
Eu cego, eu aberto, eu desconhecido, eu fechado.
Eu desconhecido, eu aberto, eu fechado, eu cego.
Várias e diferentes são as teorias que pesquisam o tema “liderança”. Tendo em vista essas teorias, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Liderança transformacional (     ) é consciente de como pensa e se comporta, sendo percebido pelos outros como estando consciente de seus próprios valores e perspectivas morais. 2. Liderança carismática (     ) possui carisma, capacidade de visão e articulação, abertura para correr riscos, sensibilidade às necessidades dos liderados. 3. Liderança autêntica (     ) tem a capacidade de ir além do autointeresse e desenvolver o que há de melhor em seus liderados. 4. Liderança servidora (  ) visa o crescimento e transformação de seus subordinados.   Agora assinale a alternativa CORRETA:

3, 2, 4, 1.
4, 3, 2, 1.
1, 2, 3, 4.
2, 3, 1, 4.
1, 4, 3, 2.
Os líderes são os motivadores dos profissionais, e estes, motivados, propiciam a formação de equipes de trabalho de alta performance – a mais relevante entre todas as atividades de responsabilidade do líder.  Diversas são as teorias que explicam o desenvolvimento de equipes como a dimensões interesse, amizade, comando e tarefa evidenciadas por Robbins (2002, apud SALOMÃO; ASHLEY, 2010, p.35).  Analise as afirmativas e relacione a segunda coluna com a primeira.   1ª Coluna 2ª Coluna 1. Interesse (  ) se constitui por gestores no exercício da liderança. 2. Amizade ( ) se refere a um determinado trabalho que está relacionado às estratégias da empresa. 3. Comando (  ) dimensão que retrata o interesse em comum de todos os funcionários 4. Tarefa (  ) nesta dimensão a  equipe  é constituída porque as pessoas que  estão inseridas têm características em comum   Assinale  a alternativa que corresponde à associação correta da primeira com a segunda coluna: 

3, 4, 1, e 2.
4, 3, 2 e 1.
1, 2, 3 e 4.
2, 3, 1, e 4.
1, 4, 3 e 2.

 

Há duas abordagens para a negociação, a distributiva e a integrativa. O que as diferenciam são as metas, a motivação, o foco, os interesses, o compartilhamento de informações e a duração do relacionamento. Além dessas abordagens, a questão cultural também influencia as negociações. Um estudo que comparou os negociadores norte-americanos com os japoneses mostrou que, enquanto as ofertas iniciais feitas pelos gestores norte-americanos levavam ao efeito de ancoragem, observada na negociação distributiva, as ofertas iniciais feitas pelos negociadores japoneses levavamao maior compartilhamento de informações e a melhores resultados, características observadas na negociação integrativa.ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A. Fundamentos do ComportamentoOrganizacional. 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil,2014 (adaptado).

 

Segundo esse estudo, o modo de negociação norte americano se caracteriza por:


motivação de ganhos mútuos na negociação.


congruência de interesses da negociação.


alto compartilhamento de informações.


metas que visam expandir o “bolo”.


relacionamento de curto prazo entre as partes.

O conflito existe e tem a sua importância na empresa, indiferentemente do setor e/ou área de atuação organizacional. Nesse sentido, é importante que se saiba identificar o tipo de conflito para que, a partir daí, seja possível identificar as falhas e evitar consequências mais graves. Analise as seguintes assertivas: 

I.   Os conflitos podem ser positivos ou negativos e isso dependerá muito da maneira como o gestor administrará a situação.

II.   O gestor deverá promover condições para sua atuação no conflito de maneira que os problemas possam ser solucionados.

III.  A gestão de conflitos é desafiadora, pois demanda uma análise detalhada da situação e permite a inovação de estratégias para administração dos conflitos no contexto organizacional. 

 

Podemos afirmar que  são corretas as assertivas: 


III, apenas.


I, II e III.


II, apenas.


I, apenas.


I e III.

O gerente de produção de uma indústria estava conduzindo uma reunião de avaliação de desempenho por competências com um de seus supervisores. Embora tivesse havido concordância sobre a maioria dos pontos abordados, houve tensão ao tratarem da competência “capacidade de liderar”. O gerente afirmou que o desempenho do supervisor havia ficado abaixo do esperado, pois não o tinha o visto em reunião com sua equipe para estabelecer e comunicar as metas da área. Também não havia visto e-mails de elogio aos subordinados nem a indicação de um deles para o programa “funcionário do mês”.

Em sua defesa, o supervisor afirmou que sua forma de liderar é mais pessoal e que havia discutido as metas com cada subordinado, negociado recursos para atingi-las, treinado os que tiveram dificuldade e também elogiado cada um que obtivera bom desempenho na avaliação, individualmente.

Considerando o conflito entre o gerente de produção e o supervisor e suas possíveis causas, avalie as afirmações a seguir:

 

I) Os diferentes conceitos de liderança são a principal razão do conflito descrito, pois o gerente acredita na liderança situacional, e o supervisor, na liderança democrática.

II) A divergência de pontos de vista da avaliação de desempenho decorre do fato de avaliador e avaliado serem líderes e, consequentemente, serem firmes em suas posições e imporem suas opiniões.

III) O conflito entre o gerente e o supervisor expõe o quanto os processos de avaliação de desempenho por competências podem ser subjetivos, requerendo, portanto, capacidade de argumentação de avaliador e avaliado, para chegarem ao consenso.

IV) Um dos fatores que afetam a capacidade do gerente realizar avaliação mais criteriosa e justa é sua percepção seletiva, ou seja,sua dificuldade de identificar comportamentos de liderança que se afastam do que ele acredita ser  a capacidade de liderar.

 

 É correto o que se afirma em:


III, apenas.


I e III, apenas.


III e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I, apenas.

A Gestão Participativa consiste no envolvimento mental e emocional das pessoas em situações de grupo que as encorajam a contribuir para os objetivos - e assumirem as responsabilidades de alcançá-los - através de um processo de integração entre gerentes e subordinados.

 

I) A administração participativa constitui uma forma de administração onde as pessoas têm reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, discutir, sugerir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.

 

II) Os indivíduos que não possuem cargo de gerência ou liderança compartilham um grau de pouca importância de poder decisório com seus chefes imediatos.

 

III)  O trabalho em equipe e a confiança mútua entre os membros de uma organização são constantes nesta gestão.

 

IV)  A participação no processo decisório traz recompensas simbólicas e sociais para os funcionários.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:

 


I e  III, apenas.


II e IV, apenas.


I e IV, apenas.


Todas as alternativas.


I, III e IV, apenas.

O trabalho em equipe pode ser definido como algo que contribui para o alcance dos resultados organizacionais à medida que potencializa a capacidade de inovar e solucionar problemas por meio de atitudes colaborativas dos membros da equipe. (GUERRA, 2002 apud SALOMÃO; ASHLEY, 2010, p.2). A metodologia que envolve o desenvolvimento das equipes segue fases que formam as técnicas empregadas em sua dinâmica. O processo com que as equipes desenvolvem seus trabalhos irá depender muito das ações de liderança em sua condução. Nesse sentido, são fases do desenvolvimento de equipe:

 


Formação, vinculação, intencionalidade, obrigações e organização.


Definição, missão, otimização, obrigações e divisões.


Liderança, desenvolvimento, manutenção, comando e avaliação.


Formação, tempestade, normatização, performance e dissolução.  


Vinculação, definição, objetivação, manutenção e comando.

Após o feedback, é necessário que o indivíduo saia com a perspectiva de crescimento. Para tanto, é bom que tenha recebido a mensagem passada e seja capaz de interpretá-la e pô-la em prática. Só assim, a utilização do feedback será comprovada e o avaliador verá que fez um bom trabalho.

 

I-O feedback, para ser eficaz,  não deve ser comprovado pelo indivíduo avaliado, de modo que ele repasse (interna e externamente) os ensinamentos, conselhos e orientações que lhe foram dadas pelo avaliador. 

 

           PORQUE

 

II- O feedback é uma forma de oferecer ajuda, é um mecanismo corretivo para o indivíduo que deseja aprender quanta afinidade existe entre sua conduta e suas intenções. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

Para que o relacionamento interpessoal seja efetivamente benéfico, algumas mudanças comportamentais são necessárias e o indivíduo deve estar preparado para elas. Diante do exposto, o processo de feedback apresentado por Joseph Luft e Harry  como a Janela de Johari elucida algumas crenças e comportamentos. 

 

I) Gasta-se energia ao esconder, negar ou ocultar uma conduta que se encontra envolvida numa ação recíproca.

 

II) Uma aprendizagem interpessoal levará à implantação do “Eu aberto” e à redução das outras janelas.

 

III) A ameaça tende a reduzir o conhecimento, e a confiança mútua tende a aumentá-lo.

 

IV) Forçar um indivíduo a tornar-se consciente de certas coisas não é desejável, e geralmente não é afetivo.

 

Está correto o que se afirma em:

 


Somente III e IV.


Todas alternativas estão corretas.


Somente I, II e III.


Somente II e III.


Somente I e II.